Blog

- DANÇAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA -

bandeirinhas

E o mês do arraial aqui no Berro continua! Hoje vamos falar um pouco sobre as danças típicas de festa junina, mais conhecidas como quadrilhas!

A quadrilha é a hora mais divertida e esperada da festa junina! Desde pequeninos aprendemos os bordões dessa dança, como “olha a cobraaaa” e “é mentiraaa”, ouvimos as músicas próprias para a ocasião e saudamos o noivo e a noiva do arraial, mas vocês já pararam pra pensar da onde vem essa tradição tão famosa?

Para isso precisamos retornar ao século XIX, onde tudo começou. Quando o rei de Portugal João VI trouxe a família real para o Brasil, lá em 1808, trouxe consigo também toda a corte portuguesa com seus mais nobres elementos. Naquela época, era comum entre a corte francesa um certo tipo de dança, com um certo tipo de vestimenta, que configuravam os bailes mais cobiçados da Europa. A corte portuguesa também aderiu ao costume francês e, assim, acabou trazendo para o Brasil as danças que estavam na moda.

A dança nobre então acabou caindo nas graças do povo. Porém, o brasileiro, que não tinha tanta poupa e decoro e muito menos recursos para bailes tão luxuosos, acabou adaptando a tradição francesa ao seu jeito, criando uma mistura de festa europeia-brasileira: um misto de dança europeia com forró, polca e danças de origem africana trazidas pelos escravos, que caracterizam hoje o que chamamos de quadrilha.

quadrilhas

As roupas também foram adaptadas: ao invés das roupas pesadas da corte, das perucas e do pó de arroz, os trabalhadores brasileiros usavam trajes mais leves devido ao calor excessivo e à simplicidade do povo, como o chapéu de palha, sandálias de couro e vestidos mais curtos, peças de vestuário que já eram comumente utilizadas no trabalho da lavoura. Os remendos das roupas surgiram para que elas parecessem mais novas do que realmente eram, visto que a mesma peça que era usada para o trabalho também era usada para celebrar as datas comemorativas. Com o tempo, as roupas foram se modificando para o que são hoje: com muitas cores, fitas, flores, camisas quadriculadas, babados e mistura de estampas.

As músicas também foram modificadas para versões mais abrasileiradas e coloridas. Os instrumentos musicais mais utilizados são aqueles que as pessoas já tocavam por aqui: a viola, o violão, a zabumba, o triângulo e a sanfona.

quadrilhas2
O narrador da quadrilha é aquele que decide o rumo da dança, por isso os dançarinos têm de ficar sempre atentos à pessoa que dá a voz de comando para a coreografia.

Ao longo de 200 anos de história, em todo o Brasil, as quadrilhas foram configurando um estilo próprio, de acordo com a região e seus costumes. O tipo de quadrilha mais famoso no país é a caipira (ou sertaneja), mas em cada local há a possibilidade da quadrilha caipira misturar-se com outras danças regionais, como no caso de Belém do Pará. Seja como for, o mais importante é sempre a diversão e a comemoração!

quadrilhas3

Comentários

2 comentários

  • 04 de June de 2017

    Ótimo, a explicação foi muito boa copiei algumas partes para o meu trabalho sobre festa junina e ganhei nota máxima
    *estão de parabéns*

  • 07 de June de 2017

    isso e bem legal as pessoas si divertem muito nas festas

Deixe seu Comentário