Blog

- Festa Junina – Santos homenageados -

13Junho_SantoAntonio_v2

Junho é o mês da chegada do frio e, convenhamos, não dá vontade de fazer mais nada além de ficar em casa tomando chocolate quente, não é mesmo? Porém, se tem uma coisa que nos faz abandonar o conforto das cobertas e do netflix é essa: a festa junina!

Quem não gosta das comidas, das músicas, danças e brincadeiras dessa festa que atire a primeira pedra! Mas você sabe porquê comemoramos a festa junina? Hoje vamos explorar essa tradição e suas origens!

A festa junina é uma festa de tradição cristã que homenageia três santos da religião católica: Santo Antônio, São João e São Pedro. Quem foram esses santos e porquê eles são tão importantes para a Igreja católica? A seguir, contamos um pouquinho sobre cada um deles!

 

bandeirinhas

Santo Antônio

santoantonio

Santo Antônio é mais conhecido no Brasil como o santo milagreiro: famoso por conceder diversos pedidos aos devotos, é também tradicionalmente tido como santo casamenteiro e é considerado o padroeiro dos inférteis, dos animais, dos pobres, dos idosos, das mulheres grávidas, dos agricultores e dos viajantes do mar. É conhecido também no sincretismo religioso como Exu ou Ogum (deus da guerra).

O que pouca gente sabe é que Santo Antônio foi, na verdade, um verdadeiro estudioso e um dos clérigos mais respeitados na Igreja católica de todos os tempos: foi o primeiro Doutor da igreja franciscana e lecionava em universidades italianas e francesas. Era especializado tanto na literatura religiosa como na literatura pagã, tendo vastos conhecimentos nas ciências consideradas hereges pela Igreja, como por exemplo, a obra de Aristóteles. Há de se reparar que, em suas imagens, o santo sempre aparece com um livro debaixo de seus braços.

O dia de Santo Antônio é comemorado no dia 13/06, data atribuída ao seu nascimento. As festas mais famosas do país que homenageiam especificamente esse santo acontecem em Barbalha, no Ceará, em Borba, no Amazonas, em Salvador, na Bahia, em Boqueirão, em Minas Gerais e em Campo Grande, São Paulo.

 

bandeirinhas

São João
saojoao

O santo, como narrado na história bíblica no Evangelho de Lucas, era filho de dois sacerdotes, Zacarias e Isabel. Seu nascimento foi um milagre: seus pais já tinham idade avançada e sua mãe era estéril, isto é, não havia esperança alguma para o casal de conceber um filho naquela altura. Sendo assim, foi com incredulidade que receberam a notícia, através do arcanjo Gabriel, de que Isabel estava grávida! Assim como Maria, mãe de Jesus, Isabel também recebeu a incumbência de carregar um filho em seu ventre.  Depois do anúncio da gravidez feito por Gabriel, seu pai Zacarias não acreditou no que ouviu e por isso foi punido durante os nove meses da gravidez: perdeu a voz e só a recuperou depois do nascimento de seu filho João.

Primo distante de Jesus e considerado seu discípulo mais próximo, São João ficou conhecido como “precursor” e virou pregador da religião cristã. Seu título de precursor se dá por ter sido o primeiro bebê a ser anunciado pelo Anjo, evento que aconteceu seis meses antes do encontro do anjo Gabriel com Maria. É conhecido também por ter batizado muitos judeus às margens do Rio Jordão, incluindo Jesus Cristo.

No dia 24/06 comemora-se por todo o país o dia de São João, ou como muitos dizem, o “santo festeiro”, pois seu nome significa “mensagem de alegria”. Tem essa fama justamente pela condição de seu nascimento, considerado uma alegria para todos! Os símbolos das festas de São João são aqueles clássicos da festa junina: o mastro, a fogueira, a palha, as bombinhas, entre outros.

 

bandeirinhas

São Pedro

 

SaoPedro

Um dos apóstolos mais queridos de Jesus, São Pedro também é considerado o fundador da Igreja Católica, tornando-se o seu primeiro Papa e aquele que deu continuidade à religião cristã depois da ascensão de Cristo. São Pedro é o santo que simboliza a edificação da Igreja Católica, representando todos os apóstolos e também os fiéis que praticam a fé cristã e, por isso, aquele que confirma a fé de seus devotos.

Por essa razão, São Pedro tem a fama de ser o portador das chaves dos céus, decidindo quem há de ser digno de passar pelos portões celestiais. Sua imagem mais utilizada é a do santo segurando uma chave e olhando para cima, simbolizando a sua missão de conduzir a igreja para os céus. A crença de que São Pedro controla o clima também vem daí, de seus poderes de abrir as portas do céu (fazer chover)!

A data comemorativa que celebra o santo é no dia 29 de junho. A Basílica de São Pedro, em Roma, é a mais importante das quatro basílicas patriarcais, e um dos monumentos mais visitados por turistas do mundo todo e de todas as religiões!

 

Fiquem ligados para mais posts sobre festa junina! Semana que vem falaremos sobre como fazer seu próprio arraial em casa!

 

 

Deixe seu Comentário