Blog

- Região Sudeste: Gastronomia -

ABRE

A região sudeste é a parte do país que mais movimenta a economia e mais recebe pessoas de fora, seja a lazer ou a trabalho. Por isso, é uma região muito diversa em sua cultura, costumes e também em sua culinária! Confira a seguir alguns pratos típicos do sudeste!

 

Virado à Paulista

viradoapaulista 

Criado na época das bandeiras paulistas, o “virado” tem esse nome porque a comida costumava ficar em uma espécie de sacola, e acabava se misturando, “virando”, por causa dos grandes trajetos percorridos pelos bandeirantes. A escolha dos ingredientes representa uma refeição nutricionalmente completa: arroz, feijão, farinha de mandioca, costela suína ou bisteca, torresmo e couve refogada!

 

Moqueca Capixaba

 moquecacapixaba

“Moqueca só capixaba! O resto é peixada!” – A famosa expressão capixaba vem do conhecimento geral de que a moqueca deles é a mais tradicional natural que tem. A receita dispensa qualquer produto industrializado e também temperos típicos da cultura africana, como o dendê. É feita apenas em panelas de barro, o que dá o toque especial ao sabor único da moqueca!

 

Feijão Tropeiro

O feijão tropeiro é o ingrediente que nunca pode faltar no prato dos mineiros! Criado para alimentar os tropeiros, trabalhadores que no período colonial viajavam o país inteiro a cavalo e tinham que armazenar a comida consigo, hoje em dia é servido como culinária tradicional de Minas Gerais e acompanha muitos pratos do país inteiro! O doce de leite de sobremesa é liberado 😉

 feijaotropeiro

 

Feijoada Carioca

feijoada

A feijoada é um prato conhecido em todo o país, mas há quem diga que ela é carioca! Na literatura, os primeiros registros de receitas e descrições de pratos servidos em restaurantes vieram da cidade maravilhosa, daí a reinvidicação do prato pelos cariocas! Ainda assim, tem suas influências portuguesas e africanas e, de qualquer maneira, é uma delícia em qualquer lugar!

 

Aprenda a fazer a receita do Berro que homenageia essa região:

 

Poqueca de carapau: pirão de farinha de mandioca caseira com filé de peixe Carapau, assado na folha de bananeira e salada de palmito

poqueca

 

Ingredientes:

  • 150g de peixe carapau
  • 150g de farinha de mandioca
  • Folha de bananeira
  • Tempero verde, azeite de dendê, tomate cereja, cebola, sal, pimenta do reino, pimenta biquinho e limão são a gosto

 

Modo de preparo:

 

Pirão

  1. Sue o tempero verde e adicione o azeite de dendê
  2. Junte o caldo de peixe, aqueça e deixe o fogo baixo
  3. Coloque a farinha aos poucos e mexa até formar um pirão espesso

 

Poqueca

  1. Coloque as folhas de bananeira em água quente e retire, para que fiquem maleáveis
  2. Coloque o pirão sobre a folha e o peixe ao meio, dobre a folha e amarre
  3. Asse tudo a 180 graus até as folhas começarem a ficar quebradiças

 

Pronto! Agora você já pode preparar sua própria poqueca com pirão =)

Deixe seu Comentário