Blog

- Região Sul: Gastronomia -

abre

Quando falamos de gastronomia do Sul automaticamente pensamos em churrasco! Você já parou pra pensar em porquê o churrasco é tão próprio da região? E outras referências culinárias da região, quais são? Nós escolhemos para você os quatro pratos mais deliciosos da culinária do Sul, dá só uma olhada!

Churrasco

churrasco

Claro que ele não poderia faltar: o típico churrasco gaúcho é famoso por ser muito saboroso e meticuloso no preparo, além de sofrer influências culturais de países da região da Prata como Uruguai e Argentina! A culinária aproxima-se de uma ciência: é necessário todo um conhecimento sobre escolha da carne, cortes corretos, facas, ponto do sal e do fogo, tudo para fazer um churrasco primoroso! E todo esforço vale a pena: é realmente o melhor churrasco do Brasil!

 

Tainha na Taquara

tainha

O Sul não é só feito de carne vermelha! A tainha na taquara é um prato muito consumido nas regiões litorâneas do sul, um peixe feito na brasa e preso a um espeto de bambu – taquara. A cidade de Rio Grande faz um festival bienal, a Festa do Mar, onde é possível experimentar a iguaria! Para beber, um bom vinho branco à mesa forma a harmonia perfeita!

 

Ambrosia

ambrosia

Também conhecida no Brasil como doce de ovos, a ambrosia é uma das sobremesas mais pedidas no Sul do país e vem recheada de superstições e mitologia: suas primeiras versões datam lá da Grécia antiga, onde era também chamado de “manjar dos deuses”, pois havia um credo popular de que era um doce destinado aos deuses do Olimpo, com poderes divinos especiais!

 

Barreado

barreado

O barreado é um prato tão tradicionalmente do Sul que, não à toa, é o nosso prato de quinta feira que homenageia a região! É um prato típico do Paraná, obrigatoriamente feito na panela de barro para manter o sabor. Pode ser preparado com várias carnes diferentes, sendo as mais comuns a bovina e a de porco, e também com banana da terra e farinha de mandioca. Vem pro Berro experimentar essa delícia!

Deixe seu Comentário