A história de Dona Lourdes, a fundadora do O Berro.
Aos 86 anos de idade, Lourdes Favinchi Martins, mais conhecida como dona Lourdes, nunca teve medo de enfrentar a vida. Filha de imigrantes italianos, desde muito jovem observava sua mãe preparar as refeições da casa, e não demorou muito, recebeu a incumbência de comandar o fogão para toda a família. Assim começava a longa história de dedicação de dona Lourdes com a cozinha até chegar aos dias de hoje com o Restaurante O Berro.
Um tanto por inspiração, um tanto por habilidade, dona Lourdes desenvolveu o sabor e o tempero dos seus pratos a partir de uma única receita, o amor ao trabalho.
Ela que é natural de Mairinque, casou-se com Seu José Martins em 1947 e com um sangue de empreendedora e um coração recheado de receitas, foi desde proprietária de pizzaria em Sorocaba; a comerciante de loja de armarinhos. Nunca teve medo de trabalhar, fazia o que fosse possível para garantir o sustento de sua família. Quando precisou foi costureira no eixo São Paulo e Mogi das Cruzes sendo uma das melhores da região, até hoje há clientes que se lembram dela.
Longos anos se passaram e com eles muitas dificuldades, até que em 1978, inaugurou um ponto comercial, e ali iniciava a história que ela sempre sonhou, mas que jamais pensou que fosse viver de verdade, a construção de um restaurante.
Dona Lourdes sempre foi uma mulher de muita fé e todos os dias ao passar em frente á igrejinha de São Benedito pedia a Deus e ao santo (que foi cozinheiro, assim como ela era e é) que lhe desse força para trabalhar e lhe trouxesse clientes. Hoje por coincidência ou destino cá está ela, novamente próxima à igreja que antes orava, acreditando que a localização do O Berro não é simplesmente um acaso.
Das receitas da infância, o arroz com feijão sempre esteve presente no cardápio, e junto dele o tempero da paciência.
Nessa trajetória de vida de Dona Lourdes o restaurante O Berro se construiu ao longo dos seus 32 anos, com a participação de seu filho José Carlos Martins desde 1983 e de seu neto Felipe desde 2013.
Lourdes é sem dúvida uma Mulher de Expressão, um exemplo vivo de trabalho, perseverança e resiliência mas, sobretudo disciplina. Aos 86 anos de idade ela faz questão de ir todos os dias ao restaurante, prepara o famoso pudim e conversa com os clientes. Ela não é somente a precursora, é a força e a coragem do O Berro e de todos os seus cinco filhos, oito netos e um bisneto, que aprenderam com ela o segredo da vida: a dedicação ao trabalho.